BlogPrecatórioRecebimentoPedido de adiantamento de precatório se o portador tiver doença grave

Pedido de adiantamento de precatório se o portador tiver doença grave

Pedido de adiantamento de precatório se o portador tiver doença graveO que é um precatório?

O precatório é um procedimento no qual os cofres públicos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) quitam dívidas (exceto dívidas menores) decorrentes de condenações judiciais. Cessado o processo judicial, o credor deve entrar em uma fila em ordem cronológica e, dependendo da entidade devedora, pode levar anos até receber seu crédito.

Credores com doenças graves

Credores com doenças graves como os pacientes oncológicos tem prioridade para receber esse crédito?

A Constituição Federal, alterada pela Emenda Constitucional nº 62, garantiu às pessoas com doenças graves, inclusive câncer, prioridade no recebimento do precatório até o valor equivalente a três vezes o valor estabelecido em lei como títulos de baixo valor. Na esfera federal, os títulos de pequeno valor atingem o limite de 60 salários mínimos. Estados e municípios têm suas próprias leis que regem o as Requisições de Pequeno valor, ou RPV.

Como era antes da Emenda Constitucional número 62

Antes da emenda constitucional número 62, já houve várias decisões da justiça brasileira favorecendo os portadores de doenças graves, inclusive a decisão do Supremo Tribunal Federal. A justificativa é basicamente que as pessoas acometidas por doenças graves devem ter prioridade no crédito alimentar, assegurando-lhes o mínimo existencial necessário à continuidade dos cuidados de saúde e o direito à dignidade do ser humano.

As pessoas com doenças graves são necessárias até mesmo para idosos (acima de 60 anos).

Como você obtém prioridade no recebimento de precatório?

Entregue ao seu advogado um relatório médico detalhando o histórico completo da doença e destacando sua gravidade, bem como relatórios de testes de diagnósticos. Os advogados devem requerer o pagamento de precatório na Justiça.

O precatório ficará sujeito ao imposto de renda?

A renda de precatório, quando decorrente de condenação que constitua aumento de patrimônio, gera imposto de renda. Uma exceção são os acordos antecipados decorrentes de um pedido de indenização. Isso geralmente é isento de imposto de renda ou se o proprietário for beneficiário de certas isenções legais.

O paciente que sofre de câncer terá direito à isenção do IR quando receber o precatório?

Se o valor a ser arrecadado fizer parte de fundos de indenização, ou estiver vinculado a fundos de pensão, aposentadoria ou reforma, o paciente com câncer pode pleitear a isenção do Imposto de Renda.

Sobre a Legislação

Pedido de adiantamento de precatório se o portador tiver doença graveConstituição Federal, de 5/10/1988 (art. 100, §2º) – Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Emenda Constitucional nº 62, de 9/12/2009  – altera o art. 100 da Constituição Federal e acrescenta o art. 97 ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, instituindo regime especial de pagamento de precatório pelos Estados, Distrito Federal e Municípios.

Resolução Nº 303 de 18/12/2019 – Dispõe sobre a gestão dos precatórios e respectivos procedimentos operacionais no âmbito do Poder Judiciário.

Rodada para pagamento de precatórios em 2023

O prazo para os credores que entraram com direito a ação judicial entrarem na folha de pagamento de 2023 terminou no dia 2 de abril.

É importante mencionar que esse prazo originalmente terminava em julho, mas foi abreviado com a aprovação dos Precatórios da PEC. Consequentemente, cuidado para no ano que vem não ficar para trás.

O ano de 2022 marcou uma transição no calendário anual. A inscrição dos precatórios na fila de pagamento do próximo ano teve início em 2 de julho de 2021 e terminou em 2 de abril de 2022.

A PEC, portanto, encurtou para nove meses o prazo de recebimento dos pedidos de pagamento de débitos.

Em anos anteriores, em julho, já havia uma avalanche de advogados e clientes para garantir que o processo entrasse no lote de recebimento no ano seguinte. Quem não recebeu as reservas dentro do prazo pode entrar na lista de pagamentos apenas mais tarde, ou seja, a partir de 2024.

Se você não puder esperar, fale com a Addebitare

Nós da Addebitare, somos uma empresa especializada em compra de precatórios e de ativos judiciais, sempre focados na melhor proposta para você, nós contamos com profissionais que possuem mais de uma década com ampla e reconhecida experiência em suas respectivas áreas.

Basta enviar suas informações pessoais e do seu precatório para que possamos fazer uma consulta rápida da viabilidade de negociação do mesmo. Faremos uma análise jurídica aprofundada para entender as condições atuais do seu precatório. Nesse momento podemos pedir outros documentos para complementar a análise. Faremos uma oferta para comprar o seu precatório. Olhando sempre a procura de oferecer um preço competitivo comparado ao mercado. Realizados os devidos trâmites legais, o dinheiro é depositado na sua conta dentro do prazo combinado.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos no maior cartão postal de São Paulo!

Localizados estrategicamente na Avenida Paulista, 2421, desfrutamos de uma posição privilegiada no coração de uma das regiões mais prestigiadas da cidade.

Av Paulista 2421, 5º Andar, Bela Vista, São Paulo - SP

Receba uma proposta sem compromisso:

Addebitare Capital S.A CNPJ -42.476.570/0001-00

Todos os direitos reservados

This is a staging environment